quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Participação na XIV Feira Panamazônica do Livro







Um dos destaques do evento realizado no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia- HANGAR, foi o estande dos Escritores Paraenses, que teve à frente a comissão organizadora formada pelo jornalista e escritor Luiz Alho e escritores Dilmar Cunha, Márcio Ananin, Eduardo Santos e Cláudio Cardoso. Este ano o estande contou com o apoio da Fundação Curro Velho/Casa da Linguagem, que fez uma belíssima decoração com peças artesanais produzidas por joven s participantes das oficinas realizadas pela fundação; quadros do artísta plástico Jocatos, fotografias do premiadíssimo fotógrafo Rai Nonato e outras peças de nossa cultura.
Como convidado especial tivemos o cartunista Luciano Mesquita que encantou os visitantes com belíssimas caricaturas produzidas com o talento de quem e hoje, um dos melhores cartunistas do Brasil. Tivemos ainda as escritoras Lízien, de São Paulo-SP e Brenda Marques, de Belo Horizonte-MG que lançaram suas obras no Estande dos Escritores Paraenses. Do primeiro ao último dia, uma frequencia espetacular deu um colorido especial e um recorde de público, traduzido em uma fantástica venda de obras de autores paraenses. Notou-se uma acentuada procura por livros de autores amazônidas, em especial, paraenses, fruto do trabalho desenvolvido nas escolas e colégios, tanto na capital como no interior, que trabalham em salas de aulas autores paraenses, valorizando dessa forma, a produção literária local.
O Estande dos Escritores Paraenses recebeu a visita de figuras ilústres no meio literário e cultural na região e no País, entre eles destacamos a visíta do Excelentíssimo senhor Secretário de Cultura do Estado do Pará, Cincinato, Carlos Gonçalves, diretor de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado, Osvaldo Reis, diretor da secretaria de cidadania cultural do Ministério da Cultura e da estonteante jornalista e sexologa Laura Muller do programa Altas Horas apresentado por Serginho Grossman, da rede globo de televisão. Laura foi a sensação do Estande dos Escritores Paraenses, não só por sua beleza e elegância, mas pela forma gentil e carinhosa como tratou a todos durante sua visita. O melhor de tudo isso foi a frequencia do público e a cordialidade entre os escritores presentes que superou qualquer tentativa de desmobilização de um trabalho que provou ser executado por uma comissão organizadora competente e que vestiu a camisa da literaratura paraense e da Amazônia como nunca antes foi vestida. A comissão organizadora do Estande dos Escritores Paraenses teve a honra de receber a Excelentíssima governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, a conduziu pelos correores da Feira Panamazônica do Livro, após ser homegeada por diversos grupos de nossa cultura, até o Estande dos Escritores Paraenses onde foi recebida pelos escritores presente e pelo público em geral, posando para fotos e tomando a já tradicional água na cuia oferecida pelos escritores aos visitantes. Enfim, sucesso total que somente será superado pela próxima Feira Panamazônica do Livro...
Texto de Luiz Alho - Blog Parauara

Um comentário:

  1. Grande Marcio. Passei por essas planícies de Letras, que por ti são cultivadas. Tornarei aqui vez em quando, para apreciá-las. Um grande abraço literário!
    João Bosco Maia

    ResponderExcluir